Como dar banho no paciente acamado

Dar banho a um acamado significa lavar alguém que está de cama. O banho mantém a pele livre de infecções. Também ajuda a descontrair a pessoa que se está a lavar, fazendo-a sentir-se melhor. Deixe a pessoa lavar-se por si própria tanto quanto possível. Tanto poderá ter de preparar apenas os objectos necessários ao banho e lavar as costas, como dar efectivamente banho à pessoa, de forma total ou parcial.

Reúna os objectos seguintes e coloque-os num local de fácil alcance:

Bacia de água para o banho. Cobertor macio e leve, de algodão ou de flanela. Toalha de banho e pano absorvente. Gel de banho ou sabonete, pó de talco, loção, desodorizante, pente, escova de cabelo e objectos de higiene oral, tais como escova de dentes e pasta dos dentes. Roupa como, por exemplo, roupa interior, roupão, sapatos ou chinelos.

Antes de dar o banho ao acamado:

Feche as janelas para manter o quarto aquecido durante o banho. Coloque o cobertor macio sobre o lençol de cima que cobre a pessoa. Afaste o lençol de cima para evitar que se molhe. Ajude-a a despir-se. O cobertor mantê-la-á quente e dar-lhe-á alguma privacidade. Durante o banho, tente manter a pessoa coberta com o cobertor tanto quanto possível. Encha a bacia de água quente. A temperatura da água não deverá ser superior a 48,8ºC. Utilize um termómetro. Se não tiver um termómetro use as mãos para verificar se a temperatura da água está boa.

Como dar banho ao doente acamado:

Molhe o pano absorvente (sem aplicar o gel de banho). Delicadamente, limpe um dos olhos, começando no canto interior do olho e deslocando-se para o canto exterior. Seque as pestanas com uma toalha. Enxagúe o pano absorvente. Lave e seque o outro olho. Com um gel ou sabonete suave, lave a cara, o pescoço e as orelhas. Retire o sabão e seque as zonas lavadas. Coloque a toalha debaixo de um dos braços. Lave a mão, o braço e a axila. Elimine o sabonete e seque devidamente o braço, sobretudo a axila. Lave, enxagúe e seque a outra mão e o outro braço.

Dobre o cobertor para lavar o peito e a barriga. Lave, enxagúe e seque estas zonas. Cubra o peito e a barriga com o cobertor. Destape uma das pernas e coloque-lhe uma toalha por baixo. Lave, enxagúe e seque o pé e a perna. Repita a operação na outra perna.

Enquanto deitada na cama, a pessoa poderá desejar mergulhar os pés numa bacia. Coloque uma toalha debaixo da bacia para evitar molhar a cama. Ajude a pessoa a colocar um pé dentro da bacia. Poderá ter de apoiar a perna enquanto lava o pé. Retire o pé da água e seque-o. Coloque o outro pé dentro da bacia. Lave, enxagúe e seque o pé.

Deite fora a água suja. Encha a bacia com água morna limpa. Coloque o frasco da loção dentro da bacia. Tal permitirá aquecer a loção antes de a usar. Peça ou ajude a pessoa a virar-se de lado, para que lhe possa lavar as costas. A pessoa não deverá estar muito próxima da borda da cama, pois poderá cair.

Coloque a toalha na cama paralelamente às costas da pessoa. Dobre o cobertor. Lave-lhe o pescoço, as costas, as nádegas e as coxas. Enxagúe o pano absorvente na bacia e remova o sabonete das zonas lavadas. Seque as costas, as nádegas e as coxas. Pergunte-lhe se ela gostaria de uma massagem nas costas com a loção aquecida.

O períneo é a última zona a lavar. Esta zona também é designada por zona púbica ou genital. É a zona entre as coxas e inclui os órgãos genitais e o ânus. Esta parte do corpo deve ser lavada todos os dias. Lavar o períneo evita maus cheiros e infecções no corpo.

Fonte do artigo: Acamados – como dar banho a um doente acamado – Fotos Antes e Depois
Permitida a cópia do conteúdo deste que referida a fonte no final do artigo.

Especialidades

Neurologia Geriatria Pneumologia Medicina do Sono Reumatologia Endocrinologia Enfermagem Fonoaudiologia Terapia Ocupacional Nutrição Psicologia Fisioterapia
X
×