Tremor essencial

Tremor essencial é um movimento involuntário comum, bem mais frequente, por exemplo, que a doença de Parkinson. É uma condição normalmente benigna, com progressão lenta e geralmente familiar. Os indivíduos com tremor essencial têm uma oscilação rítmica das mãos que predomina durante a ação, ou seja, quando manipulam xícaras, talheres, canetas, etc.

Causas

Acredita-se que o tremor essencial seja de origem genética, uma vez que familiares de um portador desta doença têm mais chance de ser acometidos. Entretanto, ainda não se descobriram com exatidão quais seriam estes genes envolvidos.
Fatores de risco

Ter alguém na família com tremor essencial é um fator de risco importante. Quando isso acontece é chamado de tremor familiar. Mas acredita-se também que algumas pessoas com o tremor essencial também estejam em maior risco para desenvolver doença de Parkinson, embora esta relação ainda seja controversa.

Especialidades

Neurologia Geriatria Pneumologia Medicina do Sono Reumatologia Endocrinologia Enfermagem Fonoaudiologia Terapia Ocupacional Nutrição Psicologia Fisioterapia
X
×