Geriatria

Geriatria

Geriatria? Para que serve mesmo? Isso é médico de velho, não é?

Apesar do envelhecimento crescente e difusão na mídia sobre a importância de atenção a saúde dos idosos, ainda há muita desinformação, preconceitos e dúvidas. As perguntas acima são frequentes e acrescenta-se ainda: a que médico levar quando o idoso fica doente? Quando levar ao geriatra? Só devo ir ao médico quando ficar doente? Vamos tentar explicar um pouco.

Já sabemos que o envelhecer é inevitável. Todos queremos envelhecer bem e com saúde. Para tanto faz-se necessário acompanhamento médico regular especializado. A Geriatria é a especialidade médica que lida com o envelhecimento. Com uma visão global do paciente, abrange desde a prevenção de doenças e promoção de um envelhecer saudável, ao tratamento e diagnóstico de enfermidades e reabilitação do idoso.

O envelhecer impacta nas funções do nosso organismo, com isso faz-se necessária abordagem diferenciada que entenda as consequências da idade e como cuidar dessa pessoa. Não existe idade certa para procurar um geriatra. Para uma pessoa jovem, o geriatra atua de maneira preventiva, fazendo o check-up direcionado para as necessidades de cada paciente, não apenas o cardiológico. Assim, visa à manutenção da saúde e controle de possíveis complicações e problemas futuros, bem como a longevidade saudável. Conforme maior idade e mais doenças existentes, maior a necessidade da avaliação geriátrica. Mesmo o idoso sem graves doenças o acompanhamento geriátrico é importante, objetivando a manutenção da independência e autonomia por maior tempo possível. Afinal, quem quer depender dos outros para tudo?!

O geriatra vê o paciente como um todo, sendo o médico central que gerencia as doenças e medicações, encaminhando aos demais especialistas conforme as necessidades. Juntamente com a neurologia, diagnostica, trata e reabilita pacientes portadores de problemas de memória e após AVCs (acidentes vasculares cerebrais , antigamente chamados de derrame). Considerando também as necessidades da família em compreender as doenças e como cuidar.

Esse especialista quer que seu paciente, mesmo com múltiplas doenças, consiga realizar suas atividades de diárias, o máximo possível e por maior tempo possível, com independência! Juntamente com uma equipe multiprofissional (o idoso não pode ser visto apenas pelo médico especialista), o geriatra objetiva o Bem-estar, o bem viver para aquele ser, de acordo com suas convicções e história de vida!

Conseguir viver com dignidade, inserido na sociedade e participativo dos eventos familiares! Queremos dar vida aos anos e não apenas anos de vida!

É permitido passar dos 100! Procure um geriatra!

Instituto Senescer, um lugar para quem busca viver com qualidade e envelhecer com dignidade!

Viver com qualidade para envelhecer com dignidade!
Instituto Senescer!

Karoline Rodrigues da Silva Martins
CRM/AM 5959 RQE 3220
Médica Geriatra, atua em geriatria, clínica médica, cuidados paliativos, diagnóstico e tratamento de demências e tratamento da dor crônica.

Ligue-nos e agende uma consulta. 3343-4366/ 98217-7718.

Outras Especialidades

Psicologia Fonoaudiologia Reumatologia

Cuidar é mais que um ato,
é uma atitude. Atitude de
responsabilização e de
envolvimento
afetivo com
o outro.

Pré-Agende sua consulta

X
×