Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional

Atuação do Terapeuta Ocupacional na Saúde do Idoso

Atualmente, com o aumento da expectativa de vida. Fala-se de envelhecimento saudável e manter-se ativo, independente, autônomo. Mas infelizmente com o avançar da idade aumenta o risco de doenças crônicas, as quais podem limitar a independência da pessoa.

Doenças que vão desde as ‘simples’ artroses a doença de Alzheimer, derrame ou Doença de Parkinson, podem prejudicar a mobilidade ou cognição, dificultando a rotina da pessoa. Um pentear cabelo, escovar os dentes, cortar a carne podem se tornar difíceis. A funcionalidade e a segurança do idoso podem ficar comprometidas.

Quando o idoso perde sua capacidade de realizar suas atividades sozinho, é um sinal de alerta. Indica que algo não vai bem ao processo de envelhecimento. Faz-se necessária uma avaliação médica e, consequentemente, a indicação de alguns profissionais para intervir, dentre estes, está o Terapeuta Ocupacional.

O Terapeuta Ocupacional é um profissional da área da saúde que atua na promoção, prevenção e reabilitação, permitindo a melhoria da funcionalidade que tiver sido comprometida. Assim, é capaz de ampliar o desempenho e participação social do idoso, por meio da atividade humana, mesmo com limitações ou doenças que possam surgir com o envelhecimento.

Na sua intervenção, o Terapeuta Ocupacional age como um facilitador que possibilita o idoso fazer o melhor uso possível das capacidades restantes, utilizando como recurso específico a atividade, podendo ser expressivas, lúdicas, motoras, da vida diária e de auto-manutenção.

Consegue resgatar por meio da atividade o olhar, o sorriso, a autoestima, além da satisfação no fazer, fundamentais para a manutenção da autonomia e independência, bem como uma melhor qualidade de vida.

Viver com qualidade para envelhecer com dignidade!
Instituto Senescer!

Karina Xerfan
Crefito 6490-TO
Terapeuta Ocupacional, capacitada no atendimento diferenciado ao idoso.

Ligue-nos e agende uma consulta. 3343-4366/ 98217-7718.

Outras Especialidades

Fisioterapia Enfermagem Reumatologia

Cuidar é mais que um ato,
é uma atitude. Atitude de
responsabilização e de
envolvimento
afetivo com
o outro.

Pré-Agende sua consulta

X